• Regras originais

    Aqui você também tem acesso às regras do seu jogo Ases

    broken image

     

     

    broken image
  • Regras Avançadas

    Jogar Ases pode ser uma experiência simples ou bem complexa, a depender do desafio e da sua criatividade!

    Modo Bando Misto

    Para jogar esse jogo, é importante que você tenha mais de um baralho. Aqui, cada jogador vai montar o seu próprio "deck" de 40 cartas, escolhendo apenas 30 aves, 9 técnicas e 1 ambiente. O oponente terá outras 30 cartas, ou seja, cada jogador monta de acordo com sua estratégia. Nesse caso, a gaiola passa a ser individual, ou seja, cada jogador tem sua gaiola e sua pilha de soltura. As demais regras seguem normais, mas, aqui, o seu poder de estratégia com aves e cartas científicas será importante!

    Modo + Cartas

    60 cartas é o set inicial, podendo já jogar com 2 ou 4 pessoas. Porém, isso pode ser mudado a partir do momento em que houver mais baralhos. Nesse caso, as cartas de baralhos diferentes podem ser misturadas, formando novos baralhos de 60 (com mais cartas científicas, por exemplo, ou com outras aves) ou sendo possível jogar com um superbaralho de 120 cartas na gaiola, o que fará com que o jogo fique superdinâmico na ocorrência das cartas.

    Modo Científico

    Nesse modo, você precisará fazer uma opção. As cartas científicas serão embaralhadas junto à gaiola e, no início do jogo, cada jogador inicia com 9 cartas. Pode haver a chance de um jogador sair com várias cartas científicas na mão, o que pode ser bom ou ruim (a depender da estratégia), mas que, com certeza, possibilitará que o jogo fique alucinante!

    Modo Trunfo

    Esse é o modo mais fácil, conhecido antigamente como modo Ninho. Ele é bom para crianças menores, que estão começando a se ambientar com alfabetização e matemática. Aqui, as cartas científicas são retiradas (podendo se dizer à criança: "Vamos primeiro jogar no modo fácil"), para que ela se acostume e depois progrida para um nível de complexidade maior. Nessa modalidad, os desafios são feitos pela grandeza numérica, e simplesmente ganha cada rodada quem tiver mais pontos naquele atributo. Quem vence solta e assim vence quem soltar as aves primeiro.

    Modo Birder

    Aqui, Ases se transforma em um jogo de "o que é, o que é", em que um jogador lê as informações da carta para que o outro adivinhe e acerte de que ave se trata. Esse modo é indicado para crianças que estão se iniciando na observação de aves ou em projetos escolares ligados ao tema.

    Seu modo!

    Crie suas próprias regras e invente uma nova forma de jogar Ases! Jogue, teste, faça melhorias... Depois, conte pra gente! Assim, podemos compartilhar para mais gente se divertir da mesma forma como você ao criar! Ah, dê um nome para o seu modo de jogar!

  • Sobre o Jogo

    Ases é um jogo diferente, unindo características dos jogos de trunfo, dos TCGs e criando suas própria jogabilidade, permitindo que a diversão dê asas ao conhecimento. No Brasil há quase 2 mil espécies diferentes de aves, no entanto, com o passar dos anos, o aumento das cidades e uma vida mais desconexa com a natureza fizeram com que cada vez menos gente as conheça, as perceba e as preserve. Mas como ele surgiu?

    Paixão

    A partir da paixão de um educador da rede pública brasileira de passarinhar, surge um projeto com alunos de 9 a 11 anos. Com o apoio de professoras dessa mesma escola, o projeto começa a ganhar cada vez mais corpo e, conversando com as crianças, surge o espaço para a ideia de aplicarmos um jogo pensado por nós como ferramenta de diversão e aprendizagem. No projeto, o jogo teve algumas direções próprias, como incluir só as aves da própria cidade, observadas pelas crianças, fotos delas e uma série de ações realizadas unindo Educação Ambiental, Arte e Pedagogia.

    O contágio foi coletivo e, então, professores tornaram-se passarinheiros, fotógrafos. Sérgio Tück monta então o primeiro baralho oficial do Ases, com regras revisadas, reformuladas e uma série de outras modificações nascidas de muita dedicação e, principalmente, de encantamento!

    Resultado

    Apesar de o Ases ter um público a partir de crianças já em consolidação da alfabetização (dos 8 anos em diante, geralmente), ele pode ser jogado por jovens, adultos e até por crianças que se interessam pelas imagens e pelas aves que encontram. Mais do que um jogo com regras divertidas e estratégicas, Ases é uma forma de voltarmos para onde viemos: o contato real com a natureza! Se décadas atrás um observador de insetos criou um famoso jogo chamado Pokémon, que levou milhões de crianças do jardim para as telinhas, acreditamos que seja o momento de fazer o caminho inverso: Ases quer, através do jogo, fazer com que as crianças retomem seus territórios: jardins, praças, ruas, parques... a cidade toda e todos os ambientes naturais. Ases é mais um desses impulsos, um jogo divertido que também prima pelo observar, reconhecer, vivenciar e principalmente conhecer para preservar!

    Sobre os Criadores

    Sérgio Tück (GameMaker, Design, Fotografias e Textos)

    Carina de Luca (Revisão de Texto e Fotografias)

    Duda Tück (Pictogramas e Mecânica do Jogo)

    Kelly Vendramini (Fotografias, Mecânica do Jogo)

    Natália Andrade (Fotografias, Mecânica do Jogo)

     

    Produção:

    DAAZ Studio Design (Consultoria Gráfica e Impressão)

     

    Agradecimentos especiais:

    Milena Hannud (Soluções gráficas)

    Natália Allenspach ("Passarinhóloga" - Ornitologia)

    Paloma Vendramini (Testes do jogo)

    Guto e Suzi (Avistar)

    Giulia D'Ângelo e Tietta Pivato (Parcerias)

    Paulo CSA Atibaia (Parceria)

    A todos que jogaram as versões anteriores ao lançamento.