Em 2022 percorremos quatro escolas (incluindo Castelhanos) para oficinas de Ed. Ambiental no Ilhabela Birdweek. Nesse ano, as atividades se concentraram com crianças entre 9 e 11 anos na unidad do PEII, no bairro da Barra Velha em Ilhabela.
A oficina teve a participação da educadora e observadora de aves Kelly Vendramini e também dos monitores ambientais Murillo Wolf e Fernando Moraes. A ação, dividida em três ciclos, contou com a etapa de informação, sensibilização e criação, atingindo dezenas de crianças de forma direta e bem divertida. Teve ainda, uma turminha que ganhou o novo Ases, além dos educadores ambientais que atuam na escola.
Eu e Kelly ainda fomos visitar outros monitores e vivenciar experiências de educação ambiental e observação de fauna pela ilha. Primeiro uma corujada com o Herpetólogo Lucas Almeida com um aprendizado incrível sobre pererecas e outros répteis e anfíbios na ilha. Também pudemos visitar o canto dos beija-flores do Sidiney, um dos caras mais incríveis da ilha e que ano passado me acompanhou na oficina com a comunidade caiçara em Castelhanos. Sidiney ainda nos acompanhou até sua monitoria com a Coruja-preta, onde pudemos fazer um registro inédito na ornitologia mundial: o acasalamento de corujas-preta. Por fim, acompanhamos ainda os biólogos e monitores ambientais Pedro Henrique, Patrick Pina e Daniela Maia até o arquipélago de Vitória para observar a vida marinha e as aves costeiras em uma saída embarcada que contou ainda com a passagem de centenas de Golfinhos-pintado-do-atlântico. O Ilhabela Birdweek é promovido pela prefeitura de Ilhabela com curadoria do Avistar Brasil e organização da Conteúdos Brasil.