Ilhabela Birdweek

Mais uma participação no Ilhabela Birdweek com oficinas nas escolas

Em 2022 percorremos quatro escolas (incluindo Castelhanos) para oficinas de Ed. Ambiental no Ilhabela Birdweek. Nesse ano, as atividades se concentraram com crianças entre 9 e 11 anos na unidad do PEII, no bairro da Barra Velha em Ilhabela.

A oficina teve a participação da educadora e observadora de aves Kelly Vendramini e também dos monitores ambientais Murillo Wolf e Fernando Moraes. A ação, dividida em três ciclos, contou com a etapa de informação, sensibilização e criação, atingindo dezenas de crianças de forma direta e bem divertida. Teve ainda, uma turminha que ganhou o novo Ases, além dos educadores ambientais que atuam na escola.

Eu e Kelly ainda fomos visitar outros monitores e vivenciar experiências de educação ambiental e observação de fauna pela ilha. Primeiro uma corujada com o Herpetólogo Lucas Almeida com um aprendizado incrível sobre pererecas e outros répteis e anfíbios na ilha. Também pudemos visitar o canto dos beija-flores do Sidiney, um dos caras mais incríveis da ilha e que ano passado me acompanhou na oficina com a comunidade caiçara em Castelhanos. Sidiney ainda nos acompanhou até sua monitoria com a Coruja-preta, onde pudemos fazer um registro inédito na ornitologia mundial: o acasalamento de corujas-preta. Por fim, acompanhamos ainda os biólogos e monitores ambientais Pedro Henrique, Patrick Pina e Daniela Maia até o arquipélago de Vitória para observar a vida marinha e as aves costeiras em uma saída embarcada que contou ainda com a passagem de centenas de Golfinhos-pintado-do-atlântico. O Ilhabela Birdweek é promovido pela prefeitura de Ilhabela com curadoria do Avistar Brasil e organização da Conteúdos Brasil.

broken image